CURSO VIRTUAL
Cirurgia de Pterígio
do básico ao avançado.
Base teórica para desmitificar o manuseio e uso da cola de fibrina na cirurgia de pterígio, dicas para evitar recidivas na cirurgia, como realizar o transplante autólogo, mudanças na técnica em pterígios recidivados, utilização de terapias adjuvantes com revisão da literatura e técnicas alternativas para casos especiais.
A cirurgia de pterígio , apesar de ser uma das primeiras cirurgias que o oftalmologista realiza, requer refinamento na sua realização para evitar complicações e recidiva:
O transplante autólogo de conjuntiva é padrão ouro na cirurgia de pterígio há alguns anos. A busca pela excelência nos leva a optar por essa técnica cirúrgica, que cursa com menores índices de recidiva e complicações , além de proporcionar maior conforto para o paciente.
O advento da cola de fibrina na cirurgia de pterígio , segundo meta-analíse , proporciona melhores resultados na cirurgia em questão além de diminuir o tempo cirúrgico.
O conhecimento de terapias adjuvantes (como mitomicina e antiangiogênico), técnicas alternativas (como membrana amniótica e mucosa labial) além das peculiaridades da cirurgia em casos recidivados são fundamentais para o sucesso do cirurgião.
Comentaremos também sobre os princípios teóricos do pterígio, fatores de risco e finalizaremos com a técnica utilizando laser de femtosegundo
O Curso está organizado em oito módulos, com material de formação específico.
Os participantes terão tempo ilimitado, a partir do momento em que lhes for concedido acesso, para completar o curso e solicitar o certificado de conclusão e aprovação.
Guias de estudo, que facilitam o processo de aprendizagem do aluno.
Palestras audiovisuais, elaboradas pela equipe docente sobre cada tema. Estarão disponíveis para leitura online e em versão de gravação/impressão.
Material de leitura, disponível em espanhol e/ou inglês em formato pdf.
Mapas conceptuais, quadros sinópticos, tabelas, dicas mnemônicas para referência rápida.
As atividades de aprendizagem são utilizadas ao longo de todo o curso que consistem em:
Perguntas de múltipla escolha.
Perguntas abertas .
Fóruns de perguntas e respostas.
Cada módulo terá um exame final que deve ser superado para passar para o módulo seguinte. O número de tentativas é ilimitado, mas deve ser superado para passar ao módulo seguinte.
As atividades promoverão o intercâmbio e a utilização dos conhecimentos e experiências dos estudantes e facilitarão a aplicação de novas aprendizagens à prática profissional.
O professor responsável pelo curso acompanhará, orientará e encorajará o processo de aprendizagem nas instâncias individuais e nas interacções de aprendizagem coletiva.
>>>>
<<<<
2504 W. Park Row Drive, Suite B5 #129
Pantego, TX 76013 USA
© 2018 Pan-American Association of Ophthalmology
Após a conclusão e aprovação no curso, o participante receberá um certificado de 10 horas de Educação Médica Continuada PAAO.
Princípios:
- Porque ainda falamos sobre Pterigio ?
- Fatores de Risco e classificação
- Tratamento clinico e quando operar?
Técnica Cirúrgica I
- Quais são as técnicas disponíveis atualmente?
- Técnica cirúrgica do transplante autólogo
- Princípios da cola de fibrina e sua preparação
- Como utilizar a cola de fibrina na cirurgia de pterígio
Técnica Cirúrgica II
- Terapias Adjuvantes na cirurgia de pterígio
- Técnicas alternativas
- Pterigio recidivado , o que muda na minha técnica
- Complicações , como evitar e resolver
Técnica Cirúrgica III
- Laser de femtosegundo na cirurgia de pterígio
- Videos cirúrgicos
Diseño Instruccional
Dr. Eduardo Mayorga
AUTORES
Comienza 15 de Julio Inscripción permanente
Este curso está em português